top of page

Primeiros passos para começar seu Instagram

Cada vez mais o Instagram é usado para projetos e marcas se iniciarem, afinal ela está no TOP de redes sociais mais usadas pelos brasileiros. Aparenta ser um terreno fácil e fértil, quase morada nos digitais influencer.


Como é uma rede social muito utilizada, afinal 66 milhões dos 110 milhões de usuários são brasileiros, ou seja, mais da metade dos usuários do Instagram são do Brasil, muitos acham que sabem como ter um Instagram, pois faz parte da rotina de grande parte dessas pessoas. Porém, assim como qualquer outra plataforma de comunicação, existem diversos entendimentos teóricos e estratégias por trás. E infelizmente, é depois que se começa um Instagram com um objetivo de se tornar um negócio/marca que se vê a realidade da coisa: é difícil!


Pensando nisso, listamos os primeiros passos que você deve dar para começar sua conta no Instagram bem! As dicas e orientações que daremos se aplica para pessoas que querem iniciar seu projeto, seu negócio, sua marca e até pensando na sua imagem pessoal.


Antes de começar, entenda:


Hoje em dia tanto pessoas, quanto negócios é indicado ter seu propósito, valores e identidade. Mas calma, antes de começar a parecer papo de coach falando para você encontrar seu propósito de vida, entenda que está mais ligado ao porquê das coisas. Para o propósito: reflita o porquê de você está fazendo aquilo. Qual a essência da vontade de fazer?


Os valores vão te ajudar na hora de se posicionar. E não precisa ser extremista não, nem militante, não é uma regra! No digital não existe certo e errado. Tudo isso vai variar e ao mesmo tempo interferir de acordo com seus objetivos, imagem que quer passar e com quem falar.

Além disso, sempre recomendamos realizar uma Pesquisa de Mercado, Tendências para entender qual o terreno que está pisando e conseguir compreender melhor qual caminho seguir. Falamos mais sobre pesquisa aqui!


Ok, vamos começar então:


*Já adianto um pedido de desculpas, porque sim, esse artigo vai te dar mais trabalho do que resolver sua vida... Mão na massa!

1- DEFINA SEU OBJETIVO

É aqui que o propósito pode ajudar. E siiim você precisa ter um objetivo! Porque se não vai ser quase impossível sustentar seu Insta e até ter resultados. É aquela velha história: pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.

Caso tenha dificuldade em definir o objetivo, pense em que retorno você gostaria de ter com seu Instagram.


2 – DEFINA SEU NICHO E SEUS ASSUNTOS

Qual é a sua temática? Seus assuntos? Em que nicho você está atuando?

Pra quem não sabe o que é nicho: é a segmentação de mercado, é uma forma de identificação por grupos. Se quiser aprofundar no tema ou está com dificuldade de saber seu nicho, acessa esse artigo: CLIQUE AQUI!


3 – DEFINA SEU PÚBLICO

Talvez essa seja uma das partes mais importantes! Com quem você quer falar? Porque isso irá interferir em tudo. É muito importante você saber com quem quer falar, conhecer sobre essas pessoas. E larga de achismo hein? Caso se negócio já exista ou não você pode usar uma ferramenta de marketing chamada Mapa de Empatia; perguntar para pessoas que fazem parte desse público, fazer enquetes no seu próprio insta e até dar uma pesquisada/stalkeada em instas semelhantes ao que você quer (focando em ver quem interage).


Você vai precisar saber e entender: o que a pessoa (o público) gosta de consumir, de ver, de ler? Que fase da vida estão? Que dores e desafios passam? Quais suas características? Quais suas dúvidas? Que tipo de linguagem mais se identificam? Como falam?

Se você já tem alguns seguidores e eles não fazem parte do seu público-alvo, tenha paciência, pois conforme você for se posicionando e a maneira que for comunicando, vai filtrando essa galera: atraindo gente nova e espantando os desinteressados, ok?


4 – ENTENDA COMO VOCÊ PODE AGREGAR

Momento de pensar mias profundamente nas temáticas e conteúdos que você vai trabalhar. E você deve englobar 4 questões:


- Quais assuntos, temas e conteúdos tem a ver diretamente com meu negócio?

- Quais assuntos, temas e conteúdos tem a ver indiretamente com meu negócio?

- Quais desses assuntos, temas e conteúdos eu sei ou domino minimamente?

- Quais desses assuntos, temas e conteúdos meu público: quer saber, tem dúvida, vai agregar à eles?


É regra que os assuntos temas e conteúdos devem estar minimamente ao seu negócio/projeto e ser de interesse (consciente ou não) do seu público/clientes. Não da pra você ter um Instagram de brigadeiro e falar sobre look do dia né? Mas talvez sobre filme para comer com o brigadeiro, possa ser relacionado... Mas depende do seu público!


Ninguém fica seguindo alguém “a vida inteira” se essa pessoa/marca minimamente agregar à ela (não vamos levar em conta pessoas e marcas do seu ciclo social, ok?). Então pense em como você pode agregar na vida de quem irá te seguir! Por que alguém, que faz parte do seu público-alvo, vai querer te seguir? E continuar seguindo?


Você não precisa o tempo inteiro estar agregando, mas esses conteúdos são mais valorosos, conhecidos como Conteúdos de Valor no marketing digital. Então não deixe de pensar neles. Liste pelo menos 10 formas que você pode ensinar/agregar em algo.


5- DEFINA SEU ESTILO E A IMAGEM QUE QUER PASSAR NO INSTAGRAM

Se você acha que seu nicho e suas temáticas estão saturadas, que está todo mundo falando sobre... Cuidado para você não estar olhando apenas dentro da sua bolha. A Internet é muito vasta e dentro de nichos existem diversos subnichos, ou seja, deixar o seu segmento ainda mais específico. Além de existir a intersecção de nichos e subnichos. Pareceu complicado o que falei né?

Calma, o que eu quero dizer é que você pode mesclar áreas e suas características que fazem parte de você, do seu projeto e do seu negócio. Sinceramente, isso fica ainda mais fácil quando se fala de um Instagram que tem à frente uma pessoa e não uma logo/marca. Mas calma, não é porque falei que é mais fácil que é para você desistir do seu Insta da marca/negócio!


Dê uma cara para o seu projeto o quanto antes! Será muito mais fácil das pessoas compreenderem o que você estará querendo comunicar. Essa identidade não é apenas na questão visual, mas também na verbal. O jeito de falar também gera identidade e memória. Por isso, pense em como será sua identidade verbal e visual.


Sobre a uma identidade visual, não é pra você já quebrar o cofrinho e pagar um designer gráfico não. Cada tipo de projeto/negócio demanda possui uma realidade e demanda questões diferentes em cada tempo. A questão de ter identidade aqui é para você entender que assimilamos e guardamos melhor as coisas quando ela possui uma cara, um jeito. E para isso é necessário se tornar um padrão!

Mas claro, se tiver condições, sempre opte por contratar um profissional! Se ainda não estiver com dinheiro para isso, vá definindo coisas mais básicas como cores e fontes que vai usar nos stories.


Como podemos deixá-lo mais único?


É aqui que a identidade vai ajudar bastante! Além disso, pense no que te torna diferente entre a concorrência (principalmente para marcas e negócios) e o que você tem de peculiar e diferentão (para pessoas)?


Referência é um fator essencial quando se está começando um Insta e até depois na hora de mantê-lo. Mas presta atenção: referência não é cópia! Referência deve servir mais como inspiração, te dar um norte.


Pense da identidade verbal: Qual estilo de comunicação quer usar? Mais despojado ou formal? Vai falar palavrões ou Gírias? Vai abreviar as palavras?


Pense da identidade visual: Quais padrões de cores vou usar? Quais emojis vou usar? Algum desenho que sempre farei nos stories? Quais fontes das letras dos stories vou sempre usar? Que estilo de foto?

6 - ESTRUTURE SEU PERFIL

Para montar seu perfil no Instagram e ser assertivo, a primeiro: quando as pessoas acessarem o seu perfil, elas precisam entender 3 coisas, logo de cara!


1. Quem é você?

2. O que você faz ou/e como pode ajudar

3. Pra quem você faz o que faz


Agora, entendendo as questões necessárias de cada parte:


Do botão de seguir pra cima é como se fosse um cartão de visitas, entendendo a essência do cartão de visitas, né? No nome e no user (onde fica o @) são campos pesquisáveis, eles que aparecem como resultado quando pesquisam algo, então tenha um nome fácil de ser escrito e lembrado. Além disso, você pode usar um dos 2 para colocar o que você faz ou o nicho.


A foto de perfil deve ter boa qualidade. Se é uma logo e o nome já está em um dos dois campos mencionados acima, não precisa ter nome na foto! Se for foto de pessoa, confira se as cores estão adequadas (com contraste, porque fundo branco com você de roupa branca não da muito certo) e que esteja nítido identificar o rosto. “Ah mas eu devo ter uma logo ou foto minha?” Quem você quer que lembre do Instagram? Que a “logo” seja maior e mais conhecida que você ou o contrário? Não existe resposta certa para isso, varia de cada caso.

Na bio você pode colocar uma frase do que faz e pra quem faz ou tópicos do que faz, por exemplo. Você precisa dizer o que faz! Já a forma não tem uma regra, pode ser com ou sem emoji, texto corrido ou não... Você pode incluir #s na bio, assim esse termo também aparecerá como resultado nas pesquisas. E Também incluir @, para dizer quem está pro trás do perfil. Por fim, a última linha é útil para ser relacionado ao link da bio, coloque alguma chamada para clicarem no link!

O link na bio é um dos únicos lugares que o Instagram permite ter link clicavel (o outro é no igtv -> stories e nos stories para quem tem acima de 10 mil seguidores). Por isso, coloque um link pertinente como seu site/link para o WhatsApp ou de algo do momento, como um teste ou artigo. Se quiser colocar mais de um link, use o Link.tree.


Já os destaques são como abas de um site + curadoria/organizadores. Abas de um site, porque assim como em um site, ele organiza suas informações principais por abas. Como: quem somos/história, serviços/o que fazem, portfólio ou feedbacks e por ai vai... E curadoria ou organizadores porque é uma forma de você agrupar assuntos que quer seja visto e achado mais facilmente ou juntar o mesmo tema.


E o feed é a sua vitrine! Por aqui, é sempre bom estar bonito e passando a mensagem que quer que novos seguidores vejam.


7 - PLANEJE SUA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

Podemos dividir os conteúdos para o Instagram dois principais propósitos (no geral):


1. conteúdos nos stories/lives são para gerar conexão

2. conteúdos feed + igtv são para você ser visto/compartilhado


Claro que em ambos os casos, os conteúdos de valor, aqueles que agregam bastante vão poder entrar em ambos os contextos. Os tópicos 3 e 4 vão ajudar bastante aqui, pode retornar neles depois. Porque a chave para se produzir conteúdos é entender sobre você e com quem quer conversar! E fica tranquilo, você não precisa produzir o tempo inteiro conteúdos que saiam da sua cabeça, você pode fazer uma curadoria, compartilhar e indicar também.

Use e abuse de referências, mas lembrando: não copie! Se inspire! Vá salvando os posts que curtir e sempre que for pensar em seus conteúdos, consulto-os como inspiração.


Primeiro exercício para te ajudar na produção de conteúdo:


Pegue uma folha de papel (grande ou várias) e coloque lado a lado, todas as temáticas de forma mais abrangente que são sobre o seu negócio diretamente e indiretamente relacionados, assuntos que seu público gosta/precisa e as suas dores. Depois, em baixo de cada tema maior, coloque em baixo, os subtemas que se relacionam. E por fim sobre o que você pode falar que esteja relacionado ao tema maior e ao subtema. Você pode fazer em forma de lista, tabela, mapa mental, no Trello.... O importante é tirar da cabeça!


Além disso, separe em um único lugar todas as fotos e artes que você tem e pode postar um dia! Novamente a ideia é organizar e tirar da cabeça. Pode ser no celular, no Drive, no computador... Esses dois recursos (a lista e a pasta de fotos) serão fontes de consulta e te ajudarão muito na hora de planejar e produzir conteúdos. Dê uma pesquisada sobre marketing de conteúdo para você entender sua importância e entender que não adianta querer vender e convencer alguém de comprar o tempo todo!


8 - CUIDE DA SUA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

Não é só postar e sair correndo! Existem alguns tópicos importantes para você manter sua presença no Instagram:


1 - REDE SOCIAL FOI FEITA PARA...

Se socializar! Então interaja com seus seguidores, curtindo, comentando, respondendo stories. Sempre com sinceridade, ok?

2 - QUAL A FREQUÊNCIA IDEAL PARA POSTAR?

Nos vastos vales da internet, se fala em: no mínimo 3x no feed por semana e de 3 a 10x stories por dia.


MAAAAAS


O que te aconselhamos é: Atualmente, quanto você consegue postar no feed e nos stories?

Seja sincero. Respondeu?

Ok, o que você respondeu é sua regra a partir de agora! Porque o mais importante agora é você dar conta. Mas vai que você falou que é 1x por semana? Ruim né? No Instagram precisamos de estar lá constantemente, por isso a resposta que você deu vale apenas durante 1 mês, no próximo você vai se esforçar mais um pouquinho e no outro mês mais um pouquinho. Até conseguir estar conseguindo postar sempre numa frequência legal.


3 - SUSTENTABILIDADE

O tópico 2 é sobre o tópico 3: sustentabilidade! Nesse começo cuidado para não pesquisar mil coisas, comprar 10 cursos e pirar porque não vai dar conta de aplicar tudo. Por isso, a melhor forma de começar é com o que é possível e viável de acordo com a sua realidade. Dessa forma, seu Instagram se tornará mais sustentável a longo prazo e não uma dor de cabeça. O segredo é colocar um prazo nas etapas que você tá, assim como no tópico 2. E por isso o próximo tópico é tão importante:


4 - PLANEJAMENTO

Planejar de forma consciente é extremamente para que seu insta seja sustentável (tópico 3), alcance seu objetivo (lembra? Lá no comecinho do artigo) e se encaixe na sua realidade! Assim como tudo no digital, não existe uma regra de como planejar seu Insta. A melhor forma é a que funciona pra você. E entenda, provavelmente os primeiros planejamentos não darão certo em questão de segui-lo e você deverá mudar o formato até funcionar.

Pode ser um por semana, por mês e até por semestre. Pode ser numa planilha, um checklist, post its e etc. Vamos à algumas dicas:


  • Crie uma rotina de planejamento: tenha um dia específico pra isso, marcado no calendário e tudo mais

  • Não deixe tudo tão planejado a longo prazo, afinal as coisas podem mudar e o planejamento ser perdido

  • Lembra do seu grande objetivo? Como você pode alcança-lo? Quais são as listas de coisas que você precisa fazer pra chegar lá? E o que tem que acontecer pra você sentir que conseguiu chegar lá?

  • Cada período de planejamento deve ter uma meta (deve estar relacionado ao seu objetivo maior ou a um temporário que pode vir antes do maior) para ser batida e consequentemente os passos para conseguir chegar lá.

  • Tudo deve ser mensurável, ou seja, contabilizar de alguma forma. Por isso, caso os objetivos não sejam palpáveis, pense em como tangibiliza-los. Por exemplo: - objetivo: quero ter minha loja bem conhecida / forma de mensurar: - recebendo no mínimo 10 pessoas na minha loja que vieram através do Instagram ou ter X quantidade de seguidores (lembra que isso não é o mais importante no insta hoje em dia, ok?) ou quando um digital influencer de 5k pra cima compartilhar sobre minha loja. São exemplos, não existe certo e errado, mas deve ser algo que dê pra saber quando alcançou

  • Anote dados e métricas! E confira os que já passaram e os novos dados. Eles devem te guiar nos próximos planejamentos

Chega né? Hora de colocar em prática!

 

Muita informação né? Calma que é só pra começar rs.

Tente seguir tudo o que falamos, com certeza irá te ajudar no seu Insta. E tenha em mente que começos são sempre difíceis sim e que muitas vezes você estará falando sozinho (até por um bom tempo). Ou seja, ninguém respondendo seus comentários, curtindo e vendo os stories. Mas a constância é o principal fator para se conseguir resultados na internet! Ok?

Qualquer dúvida, sabe onde encontrar a Odisseia né?


Nosso insta é odisseia.lab e nosso e-mail é lab.odisseia@gmail.com

bottom of page