top of page

Como mais que dobramos nosso número de visualizadores mensais no Pinterest em uma semana

O Pinterest é uma das plataformas que mais cresce no Brasil, mas ainda assim, pouco usam com uma visão de negócios. As pessoas e marcas hoje focam muito no Instagram, que é sim um local importantíssimo (e que amamos). Mas e o resto?


Enxergamos o Pinterest como uma forma incrível de fortalecer nossa marca. O melhor de tudo é que, por ser um meio ainda subutilizado, as possibilidades de crescimento são enormes! Com apenas um mês de trabalho, passamos de um público de 3,22k para 130,23k. Um aumento de 4.044%.


Gráfico Analytics Pinterest Odisseia
Gráfico Analytics Pinterest Odisseia

Em uma semana, mais do que dobramos nosso número de visualizadores mensais. Observe as datas dos prints.


Hoje, depois de 2 meses, já chegamos a mais de 500k!



Não é mágica, não é nada de outro mundo. Aplicando essas técnicas básicas, seu perfil em alguns dias já começará a ter resultados. Continue lendo para saber tudo o que fizemos para atingir esse resultado!


1 - PALAVRAS-CHAVE CORRETAS


Antes de tudo, é essencial saber o que as pessoas estão buscando no seu nicho. O próprio Pinterest é uma fonte incrível de ideias para palavras-chave. É só jogar na busca um termo do seu nicho e ele já vai te sugerir mais palavras, além de mostrar os conteúdos mais famosos.


Busca Marketing Odisseia Pinterest
Busca Marketing Odisseia Pinterest

Dessa forma, você já consegue ter uma ideia do que as pessoas estão buscando e assim, focar nesses conteúdos. Claro que se você quiser falar de algo que fuja um pouco das principais buscas, não tem problema, pode ser ainda um campo que você vai ter mais possibilidade de explorar na plataforma, e isso é bom. Porém, principalmente no início que você tem poucos seguidores, é essencial ter conteúdos que já são buscados, para que as pessoas te encontrem e seu perfil vá ganhando relevância.


2 - PERFIL COMPLETO E OTIMIZADO


Depois de saber o que as pessoas estão buscando, é importantíssimo organizar seu perfil da melhor forma. Vamos aos básicos:


- Uma boa foto de perfil: a foto de perfil é a primeira impressão que as pessoas terão. No caso da Odisseia, como nossa logo nova ainda não estava pronta, optamos por adicionar uma foto que remetesse ao nosso Branding, no caso, uma galáxia com tons de verde. Mas você pode colocar uma imagem da sua logo ou, no caso de você ser o destaque, uma boa foto sua, com bom contraste com o fundo e alta qualidade. Aqui alguns exemplos:

Exemplos Perfis Pinterest Odisseia

- Descrição completa e interessante: No Pinterest você possui um espaço para contar um pouco sobre si, como seu fosse uma bio no Instagram. Ela é importantíssima pois precisa já situar as pessoas novas que chegam ao seu perfil e deixar claro seu nicho. Além disso, incluir palavras-chaves é essencial, e se preferir, insira também uma Call to Action, como “visite nosso site”. Olhe esse exemplo:

Exemplo Perfil Pinterest Odisseia

- Crie um nome com palavras-chave: O campo de selecionar seu nome no Pinterest permite vários caracteres. Principalmente no início, é importante pelo menos uma palavra-chave do seu nicho para que as pessoas te encontrem com mais facilidade e identifiquem facilmente com o que você trabalha. Olhe como está o da Odisseia:


Perfil Odisseia Pinterest

- Crie pastas com suas palavras-chave principais: Na hora de organizar suas pastas, pense em todos os assuntos que você aborda. Assim como no nome, você pode adicionar mais de uma palavra-chave no nome da pasta, para que se as pessoas procurem por um termo ou outro, você seja encontrado e o Pinterest também entenda. Claro que, em uma mesma pasta, palavras-chave relacionadas. Ah, não esqueça de adicionar uma categoria para cada pasta! Olhe os exemplos:


Pinterest Odisseia Pastas

- Pastas estratégicas: O Pinterest também é sobre inspiração, por isso é importante ter conteúdos que não são diretamente ligados ao que a marca aborda, mas fazem parte do universo do Branding. Na Odisseia, por exemplo, temos pastas sobre café e chá porque são coisas que representam muito eu e a Ket. Mostram nossa personalidade. Além disso, conecte seu Instagram ao perfil do Pinterest para que todas suas publicações estejam automaticamente em uma pasta. Outra pasta importante é aquele que vai ter apenas conteúdos originais, tanto para organização quanto para facilitar para quem acessa seu perfil.


- Site verificado: Se você possui um site, é muito importante verificar. Cada plataforma verifica de uma forma, geralmente se você jogar no google o nome da plataforma que usa + verificar Pinterest, você encontra as informações detalhadas. Isso ajuda tanto a ter um controle maior das métricas e ao Pinterest dar mais prioridade para seu perfil.


3 - PASTAS COMPARTILHADAS NO PINTEREST


As pastas compartilhadas são uma ótima maneira de fazer com que seu conteúdo circule mais na plataforma, pelo menos no início. No Brasil, como poucos realmente focam em estratégias para o Pinterest, pode ser um pouco mais complicado de encontrar. Existem duas formas:


1. Na ferramenta de busca, procure uma palavra-chave do seu nicho e selecione para buscar pastas ao invés de pins. Ali você consegue ver quais pastas são compartilhadas. Ao entrar na pasta, cada uma possui uma série de regras para participar. Se ela aceitar colaboradores, siga as instruções.


Busca Pasta Compartilhada Pinterest
Pasta Compartilhada Pinterest

2. A outra forma é o site Pin Groupie. Mais uma vez, ele funciona melhor indicando pastas gringas, mas procure buscar termos em português para encontrar pastas.

Pin Groupie Odisseia Pinterest

6 - PIN OTIMIZADO E COM BRANDING


A anatomia de um Pin perfeito é um pouco complexa, mas o próprio Pinterest dá algumas dicas. Algumas coisas são essenciais para um pin que funcione:


  1. Título Interessante, que chame a atenção;

  2. Sempre adicione descrição, bem completa, com palavras-chave e hashtags;

  3. Sempre adicione sua logo, site, rede social, cores - elementos de sua identidade visual para que as pessoas logo reconheçam seu pin;

  4. Se o objetivo for gerar tráfego, tenha certeza de estar dando motivo para as pessoas clicarem no conteúdo e não apenas salvarem;

  5. Priorize imagens e vídeos na vertical (o próprio Pinterest recomenda);

  6. Ao adicionar imagens com títulos, tenha certeza que a fonte tem boa legibilidade e tem bom contraste com o fundo.

  7. A pasta que você salva primeiro seu conteúdo tem impacto no resultado final. Sempre priorize pinar na pasta de maior sucesso primeiro.


Pin Odisseia Pinterest


5 - CONTEÚDOS INTERESSANTES


Depois que você já começou a movimentar seu perfil, comece a observar quais conteúdos performam melhor. Um conteúdo pode funcionar melhor por diversos motivos: a pasta que você colocou, a descrição, o uso de hashtags, o título, a arte… Para saber o que está funcionando, teste vários formatos diferentes e acompanhe as métricas, mesmo que não seja um conteúdo original seu e seja um que você pinou. Por exemplo, na Odisseia observamos por um tempo que um conteúdo que fazia muito sucesso era em formato de vídeo, mostrando ideias para stories. Fizemos um conteúdo em um estilo similar, mas com toques Odisseia, e ele logo começou a performar bem.

6 - ATIVIDADE FREQUENTE


É importante que você sempre esteja movimentando um pouco seu perfil. No começo, se sua produção de conteúdo ainda não for tão intensa, não se preocupe em todo dia postar algo original, mas tente sempre salvar alguns conteúdos, curtir alguns vídeos, seguir algumas pessoas. Interaja. Apesar do Pinterest não ser considerado uma rede social, ele cada vez mais está inserindo elementos de interação e prioriza quem os usa.


Além disso, se tiver criado mais de uma arte para uma mesma postagem, não poste tudo de uma vez. Programe pelo próprio Pinterest para postar em dias diferentes ao longo da semana.


7 - UMA BOA CURADORIA DE CONTEÚDO


Se você quer usar o Pinterest estrategicamente, é necessário ter conteúdo original. Mas, isso não tira a importância de você ter que ser um bom curador de conteúdo, salvando coisas que não são de sua autoria. Especialmente no início, é importante que você tenha cuidado com o que está salvando. Dê prioridade para pins que possuam título e descrição completos e também para aqueles que redirecionam para o site que a imagem indica. É difícil conferir todos os conteúdos, mas tome um cuidado especial com os dez primeiros conteúdos de cada pasta e continue a olhar com atenção o que você irá salvar.



Se você quer saber mais dicas e arrasar no Pinterest também, não deixe de conferir nosso e-book! Se você chegou até aqui, temos uma surpresa: use o CUPOM "ODIBLOG" PARA TER 10% DE DESCONTO!




 

Pronto! Ufa 😅 Viu como não é nada impossível? Agora é hora de colocar em prática. Ou então, chama a Odisseia pra te ajudar. Estamos aqui pra isso! 🖤


Fale com a gente:

Instagram: @odisseia.lab




Comments


bottom of page